RSS

Da Derrota Para Vitória

29 nov

Lucas 5.1-10

1. Apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus (v.1)

Jesus era uma pessoa maravilhosa e aquele povo pagava um preço para ouvi-lo. Eles deixavam suas coisas, gastavam seu tempo, andavam distância, ficavam em pé em um lugar sem conforto para ouvir a palavra de Deus. Até que preço você estaria disposto a pagar para ouvir a palavra de Deus?

2. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar (v.4)

Não sabemos o que o Mestre ensinou naquele dia, mas como tinha usado o barco de Pedro, era como se ele quisesse dar algo para o amigo Pedro. Você deixaria Jesus usar o seu barco? Colocaria a disposição dele sua casa? Seu carro? Seu sítio, sua fazenda? Também em toda bênção de Cristo, há um elemento de desafio.

3. Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos (v.5)

Quanta tristeza havia nestas palavras? Simão não era um pescador ocasional, mas profissional, ele vivia da pesca. Mas naquela noite tinha sido uma frustração. Eles haviam trabalhado a noite inteira e nada apanharam. É o casamento que não vai bem, é o salário que não dar para nada, é a criação dos filhos que se tornou uma angústia. Olhamos em nossa volta e tudo o que fizemos e realizamos nos dar mais tristeza do que alegria.

4. Mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede (v.5)

Uma coisa é ir confiando na própria capacidade e outra coisa é ir confiando na palavra de Jesus. Isso exige fé, coragem, obediência a voz de Jesus e determinação de ir até o fim. Muitos vão até uma parte e não recebem a bênção completa.

5. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede (v.6)

E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.

6. Uma pergunta para você

Como sua vida seria diferente se você a construísse baseada nas palavras de Jesus? Quanta abundância haveria? Quanta alegria? Será que não viveríamos de vitória em vitória,  se apenas crêssemos e obedecêssemos à palavra de Jesus? Mas, ao em vez disso, trabalhamos a noite toda e nada apanhamos  e  a tristeza toma conta  do  nosso  coração e a derrota de nossa vida.    

 

João Nunes Santana    

IDPB – MANAUS MODERNA

 
Deixe um comentário

Publicado por em 29 de novembro de 2010 em Mensagens

 

Deixe um comentário