RSS

Conversão No Espírito

19 nov

Texto Bíblico: Joel 2

 

1. Convertei-vos a mim (v.12)

Converter é mudar de direção (do mundo para Deus, das trevas para a luz, do diabo para Jesus), mudar de rumo (do errado para o certo, do mal para o bem), mudar de sentido (para onde ia, agora não vou mais) e mudança de natureza (mudança interior de filho do diabo para filho de Deus). Algumas decisões são muito difíceis para serem tomadas, quando foi a ultima vez que você tomou a decisão de não fazer mais aquilo que desagrada a Deus?

2. Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor (v.12)

De onde vem a ordem para que o homem se converta? É de outro homem? De uma igreja? De uma religião? De um profeta? Não! Veio do Senhor, do céu, do trono da graça, veio daquele que nos deu a vida, o nosso Deus. Quando devemos nos converter? Agora mesmo! Diz a palavra, porque o dia de amanhã não nos pertence.

3. De todo o vosso coração (v. 12)

Quantas vezes a conversão é apenas parcial? Mudamos somente naquilo que mais nos convém? Nas áreas que não nos afeta muito? Onde não mexe nos nossos mais profundos interesses?  Será que Deus não sabe quando nossa conversão é apenas superficial e religiosa?

4. Com jejum, com choro e pranto (v.12)

Choro e pranto são expressões mais profundas das nossas emoções. Quando temos consciência que nosso pecado machucou pessoas que amamos e ofendeu a santidade de Deus.  A profunda tristeza e decepção causada pelo pecado mexem com as nossas emoções e nos levam ao choro. Quando foi a última vez que você foi às lágrimas por ter ofendido o Senhor ou seu irmão?

5. Rasgai o vosso coração (v.13)

Já vi pessoas realmente arrependidas. Elas choram, elas não têm medo de confessar seus feitos por mais terríveis que sejam, não se preocupam com o que vão ganhar ou perder, não pensam em termos de aprovação ou reprovação social. Elas estão com o coração rasgados ou quebrantados. Não há resistência contra essas pessoas. É dito que Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao coração quebrantado.

6. Chorem os sacerdotes (v.17)

Ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? 

 

 

Jão Nunes Santana       

IDPB – MANAUS MODERNA

 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de novembro de 2010 em Mensagens

 

Deixe um comentário